Influenza Aviária - Boletim Epidemiológico apresenta histórico da doença no Estado de São Paulo 1a1k44

Publicado em 20/05/2025 14:43

Por Felipe Nunes 31h4a

Com o objetivo de dar transparência às informações e também a atual condição sanitária do Estado de São Paulo após a confirmação do primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em avicultura comercial no país, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) através do seu Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA) torna público um boletim epidemiológico que traz a Situação da Influenza Aviária de 2023 a 19 de maio de 2025. O documento, que terá atualizações sempre que houver alterações na atual situação sanitária, demonstra toda a trajetória do serviço veterinário oficial no combate à doença após o surgimento da circulação viral no país, fato que faz com que São Paulo permaneça livre da doença em plantéis avícolas.

Além do histórico, o boletim apresenta números que envolvem focos da doença, notificações, colheitas e vigilâncias ativas realizadas desde o primeiro caso positivo em ave silvestre no território paulista. "Os dados apresentados demonstram que, apesar da circulação do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade no Brasil desde 2023, o Estado de São Paulo tem conseguido manter um controle eficaz da situação, especialmente no que diz respeito à proteção do setor produtivo avícola. A redução no número de focos confirmados ao longo dos anos sugere uma tendência positiva. Portanto, o Estado de São Paulo permanece livre da influenza aviária em plantéis avícolas comerciais", comenta Izabelle Mariane Cordeiro, médica-veterinária e epidemiologista do DDSIA.

Em relação aos números, o boletim mostra a redução do número de casos e a manutenção da intensificação das ações de vigilância. Em 2023, São Paulo registrou 53 focos, todos em aves silvestres. Em 2024 foi apenas um foco e cerca de 110 notificações, com 2084 atividades de vigilância ativa, tendo sido feitas 288 colheitas, todas negativas para IAAP. Já em 2025, com 37 notificações, o Estado segue sem nenhum foco, tendo sido realizadas 1227 vigilâncias ativas com 95 colheitas, todas negativas após análises laboratoriais.

"A Defesa Agropecuária continuará monitorando a situação epidemiológica da Influenza Aviária no Estado e atualizando seus protocolos de vigilância e resposta conforme necessário, sempre com o objetivo de proteger a saúde das aves e a sustentabilidade do setor avícola paulista", reforça a epidemiologista.

e o boletim em Link

Além disso, a Defesa Agropecuária disponibiliza com atualização diária que pode ser ado em Link

Fonte: Secretaria de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS 3if1d

Sobe para 24 o número de países que adotam restrições à importação de carne de aves do Brasil
Brasil não testa vacas para gripe aviária apesar de casos de laticínios nos EUA
Mais um caso de gripe aviária sendo investigado no Rio Grande do Sul, em Anta Gorda
A imensa maioria dos mercados no mundo reconhece a força do sistema sanitário brasileiro, diz Fávaro na CRA
Estado do RS finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Em São Paulo, cotações do frango na granja e no atacado sofrem queda nesta terça-feira (26)
undefined