Crotalária reduz em até 80% população de nematoides, afirma nematologista 1k4j37
A Crotalária é uma ótima ferramenta para o controle de nematoides. Quem conclui é a nematologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Rosangela Silva. “O plantio da Crotalária reduz em até 80% a incidência de nematoides se a leguminosa for bem formada. Além disso, ela ainda disponibiliza nitrogênio no solo, auxiliando na nutrição da cultura posterior”. 1u65c
São três os tipos dessa leguminosa: breviflora, spectabilis e ochroleuca, todas com crescimento rápido. Estudos com o seu uso no manejo dos nematoides são realizados há anos e de acordo com a pesquisadora é comprovada a eficácia no controle das populações do verme. O primeiro o que o produtor deve adotar é conhecer sua área, segundo Rosangela. “É fundamental saber qual o nematoide que está presente em sua propriedade. Dependendo do tipo altera-se a Crotalária a ser utilizada”. Atualmente o mais comum no MT em quantidade é o Pratylenchus brachyurus, porém os nematoides de galha e de cisto são os que causam os maiores prejuízos à soja.
Depois de feito o diagnóstico, o produtor pode optar por cultivar a leguminosa de acordo com o nematoide. “Para o manejo do Pratylenchus brachyurus a indicação é o uso de qualquer Crotalária e não plantar milho, pois aumenta a população desse nematoide. Para de galha, Meloidogyne javanica, orientamos a plantar milho dotado de resistência e algodão; com opção de rotação com as crotalárias C. breviflora e C. spectabilis. Já para a espécie Meloidogyne incognita sugerimos qualquer uma delas e não plantar milho. Por fim, para os nematoides de cisto, o produtor deve usar qualquer um dos três tipos de leguminosas como forma de manejo ou cultivar uma variedade com resistência a ele”, explica a nematologista.
Outra opção é o consórcio da Crotalária com o milho. Essa é mais rentável ao produtor, que além de estar fazendo o controle dos nematoides ainda pode lucrar com a venda do grão. Detalhe importante é com relação ao tempo que se deve plantar a leguminosa. Conforme relata Rosangela, se a população de nematoides for alta é preciso deixar mais tempo no campo a Crotalária. “Além disso, após uma safra com a leguminosa já é possível ver a redução dos nematoides na área”.
0 comentário 6q1l5u

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP