A conservação e manejo dos insetos polinizadores ganha destaque no Mapa com o Projeto Poli-LAC 2x6f61
A partir de um esforço conjunto de atores governamentais e não governamentais para expandir as práticas de conservação e manejo dos insetos polinizadores, com base no conhecimento nacional e regional, está sendo implementado no Peru, Brasil, Costa Rica, México e Paraguai a Ação Regional para Melhorar a Proteção de Insetos Polinizadores e dos Serviços de Polinização na América Latina e no Caribe, o Projeto Poli-LAC. 65174k
Lançado no Dia Mundial das Abelhas, em 2024, no Peru, o Projeto busca melhorar a conservação dos insetos polinizadores silvestres e manejados, os seus serviços para a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas, os meios de subsistência das comunidades locais e a produção agrícola. A importância do projeto apoia-se no fato de que 75% das plantas cultivadas no mundo dependem da polinização e, também, aproximadamente 90% das plantas selvagens (florestas) precisam de polinizadores para a sua reprodução.
No Brasil, Poli-LAC vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a agência de cooperação alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Rede Brasileira de Interações Planta Polinizador (REBIPP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema-BA).
O Projeto busca promover o fortalecimento da gestão do conhecimento regional, das políticas e instrumentos públicos que incentivem e mobilizem recursos para a proteção e de práticas amigáveis com cultivos representativos que dependem da polinização, como café, cacau, soja, laranja, maracujá e maçã.
O Poli-LAC é financiado pelo Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção ao Consumidor (BMUV) como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).
INICIANDO OS TRABALHOS a2m6w
No período de 15 a 29 de maio, uma delegação formada por técnicos e pesquisadores do Mapa e representantes de entidades parceiras visitará produtores rurais dos municípios da região da Chapada Diamantina (BA), território piloto do Projeto.
O objetivo é reconhecer as espécies existentes e selecionar as áreas específicas para a implementação de práticas amigáveis aos insetos polinizadores, que incluem a manutenção de habitats naturais, o plantio de plantas nativas atrativas aos polinizadores, a diversificação de culturas, a redução do uso de defensivos e a certificação de manejo agrícola orgânico em lavouras de café e maracujá.
0 comentário 6q1l5u

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP