EUA suspendem importações de gado, cavalo e bisão do México devido a bicheira 273e5u
216v6n
WASHINGTON (Reuters) - A secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, disse neste domingo que está suspendendo as importações de gado vivo, cavalos e bisões pela fronteira sul dos EUA, por causa da praga conhecida como bicheira do Novo Mundo, uma medida que imediatamente atraiu a oposição do México.
"Estou anunciando a suspensão das importações de gado bovino, equino e bisão pelos portos de entrada da fronteira sul dos EUA, com efeito imediato", disse Rollins. "A última vez que essa praga devastadora invadiu os Estados Unidos, nossa indústria pecuária levou 30 anos para se recuperar. Isso não pode acontecer novamente."
Seu colega mexicano, Julio Berdegue, repreendeu rapidamente a ação, mas disse esperar que os dois países cheguem em breve a um acordo sobre a praga, conhecida como NWS.
"Não concordamos com essa medida", disse ele em uma publicação nas redes sociais, acrescentando que ela permaneceria em vigor por 15 dias.
No mês ado, os EUA e o México chegaram a um acordo sobre o manejo dessa praga prejudicial, que pode infestar o gado e a vida selvagem e transportar larvas que se enterram na pele de animais vivos, causando danos sérios e muitas vezes fatais.
A agência agrícola dos EUA disse em um comunicado que os esforços até agora não foram suficientes e reconheceu "um impacto econômico" em ambos os países devido à suspensão.
"Houve um avanço inaceitável do NWS para o norte e medidas adicionais devem ser tomadas para retardar a progressão para o norte dessa mosca parasita mortal", disse o Departamento de Agricultura dos EUA.
A praga foi detectada em Oaxaca e Veracruz, a cerca de 1.127 km da fronteira com os EUA.
(Reportagem de Joey Roulette em Washington e Lizbeth Diaz na Cidade do México)
0 comentário 6q1l5u

Agrodefesa de GO reforça normas para controle de brucelose e tuberculose

A Associação Nacional de Criadores acompanha e avaliza raças presentes no rebanho brasileiro

Arroba do boi gordo pode perder e dos R$300 com o aumento de oferta no curto prazo

Maior oferta de animais no curto prazo pode pressionar arroba e romper e dos R$300

Scot Consultoria: Preços estáveis em São Paulo

Pecuaristas do Vale do Jequitinhonha apostam no sistema lavoura-pecuária