Redução de tarifas deve ampliar comércio de carne suína com Coreia do Sul 1s516e

Publicado em 02/05/2025 15:05
ABPA celebra novas condições de exportação para quarto maior importador global de proteína

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a informação reada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária sobre a isenção de tarifa anunciada pela Coreia do Sul para a carne suína do Brasil. 3wr4l

A autorização é válida sobre uma cota de 10 mil toneladas de carne suína congelada (exceto sobre o produto “barriga”) para o destino asiático. Antes disso, a tarifa imposta era de 25% sobre o valor total do produto.

Atualmente, a Coreia do Sul é o 16° principal destino das exportações de carne suína do Brasil, com 3,7 mil toneladas importadas ao longo do primeiro trimestre deste ano.

"O estabelecimento de uma cota isenta é um sinal importante para os avanços das exportações brasileiras de carne suína para a Coreia do Sul, conquistada pelo Ministério da Agricultura. Isto, especialmente em meio às negociações planejadas pelo Ministro Carlos Fávaro e seus secretários de Relações Internacionais e de Defesa Agropecuária, pelo reconhecimento do Paraná, Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros como livres de aftosa sem vacinação", explicou o presidente da ABPA, Ricardo Santin. Atualmente, apenas o estado de Santa Catarina está autorizado a enviar produtos suínos para o mercado sul-coreano por ser o único com este status sanitário reconhecido.

País com consumo per capita em cerca de 29 quilos, a Coreia do Sul é o quarto maior importador mundial de carne suína. Em 2024, o país importou 785 mil toneladas, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 6q1l5u