Auditoria do TCU aponta que legalização é a solução para índios aproveitarem as riquezas do sub-solo r183z
Acompanhando de perto as questões indígenas do país, o Notícias Agrícolas conversou com Augusto Nardes - Ministro do Tribunal de Contas da União para entender a real situação das reservas indígenas e debater as propostas do governo.
Para o ministro, é importante que o índio tenha a autonomia de produzir dentro das reservas. Ele ressalta ainda que produzindo como cooperativa abre as possibilidades para financiamentos com proteção ambiental e apoio com assistência técnica, por exemplo.
"O índio quer evoluir, quer se desenvolver. Por isso, o presidente da República recebeu recentemente um grupo que representa 14 tribos para proporcionar essa possibilidade de desenvolvimento", afirma. Nardes explicou que agora, o próximo o, é ser criadas condições de legalidade que o Estado pode proporcionar, levando o assunto para discussão em altas instâncias.
"Estamos numa evolução permanente da socidade. O índio não pode ser segundo plano. Ele é um cidadão que evoluiu, eles estão nas universidades, tem gente muito inteligente e preparada", ressalta.
Ressaltou ainda as propostas enviadas, que segundo ele, tem como um dos principais objetivos criar um desenvolvimento sustentável. "Minha defesa é que o Brasil possa utilizar a floresta para bioeconomia e biotecnologia, utilizando ferramentas mais modernas para proteção da própria Floresta Amazônica.
Confira a entrevista completa no vídeo acima
1 comentário 582gj

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP

Câmara deve votar projeto que reativa Fundo de Defesa Agropecuária na próxima semana

do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção da tilápia em Rio Fortuna
Sergio toshihiko eko Umuarama - PR 16/09/2019 15:13 6v3k1p
Para os "ambientalistas", índios não são humanos e, portanto, não estão destinados a evolução. Deve ter "rabo" no traseiros ainda como os ancestrais. Devem preservar a "cultura" de forma isolada, independente de fronteiras. Vão matar todos esses coitados...