Novembro interrompe curva de alta nos preços pagos ao produtor de leite, segundo Scot 26631t
Após cinco meses consecutivos de alta nos preços do leite pagos ao produtor, o pagamento de novembro teve queda. De acordo com o zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima, a média feita entre 18 Estados brasileiros referente ao leite captado em outubro resultou em R$ 1,95/litro, recuo de 5,3% no comparativo com o preço pago em outubro, referente à captação de setembro.
Ainda segundo Lima, quando se compara o valor de novembro deste ano com o praticado no mesmo mês do ano ado, a leitura é diferente, apontando alta de 50,7%.
"Um dos fatores que motivou essa queda no comparativo com outubro foi a melhora na produção nas bacias leiteiras do sudeste e do centro do país com a chegada de chuvas mais regulares, diferente do que tem ocorrido com a produção de leite no sul do Brasil, que sofre com a estiagem", disse.
Outro ponto ressaltado pelo especialista é a diminuição da demanda na ponta consumidora, mais descapitalizada, e a pressão do varejo sobre a indústria para reduzir os valores.
A média da captação do leite registrada em novembro foi 1,4% maior do que o resultado de outubro, mas houve queda de 1,5% no comparativo com novembro/19.
A perspectiva para o pagamento em dezembro para o leite captado em novembro é de estabilidade ou viés de queda, mas menos acentuada, já que as chuvas vêm chegando nas regiões produtoras.
0 comentário 6q1l5u

ITESP impulsiona melhoramento genético do gado leiteiro

Com apoio do Senar/MT, produtora rural de Torixoréu aumenta produção de leite em 72%

Especialista explica como escolher o subproduto e o que é preciso planejar antes de definir a dieta

Leite/Cepea: Depois de altas consecutivas no 1° trimestre, preços sinalizam queda em abril

Sindilat/RS transforma produção do concurso leiteiro em gesto solidário

Com projeção de aumento de até 2,5% na produção de leite para o segundo semestre, pecuarista tem que se planejar