Captação do leite cai em fevereiro e importações de leite em pó disparam, chegando a mais de 385% em relação a fevereiro/22 5m2d20
Podcast 38l4j
Captação do leite cai em fevereiro e importações de leite em pó disparam, chegando a mais de 385% em relação a fevereiro/22 5m2d20
A queda na captação do leite no Brasil em fevereiro motivou nova alta no preço pago ao produtor, além de incrementar as importações de leite em pó para melhorar a oferta interna. Segundo o analista de mercado da Scot Consultoria, Rodrigo Silva, na média realizada em 18 Estados brasileiros, houve um aumento de 0,9% em relação ao pagamento anterior, resultando em um preço médio de R$ 2,45/litro.
Ele explica que a captação e fevereiro, quando comparada a janeiro deste ano, sofreu recuo de 3,1%, em um momento em que o inverso deveria estar acontecendo, já que as chuvas não vieram com o vigor necessário para as pastagens nas principais bacias leiteiras. Outro ponto destacado é que há um aumento nos custos de produção do leite na ordem de 0,78%, muito ligado à reoneração dos combustíveis e à alimentação energética, que registrou ligeira alta, sustentada pelo aumento dos preços do farelo de trigo e da polpa cítrica.
Com a captação atualmente menor e a perspectiva de seguir em queda pelo período de entressafra, se vê uma importação de leite em pó maior. Silva detalha que em fevereiro deste ano, comparando com o mesmo mês do ano ado, o crescimento na internalização do produto foi de 385,36% , chegando a 13,97 mil contra 2,88 mil toneladas em fevereiro do ano ado.
0 comentário 6q1l5u

ITESP impulsiona melhoramento genético do gado leiteiro

Com apoio do Senar/MT, produtora rural de Torixoréu aumenta produção de leite em 72%

Especialista explica como escolher o subproduto e o que é preciso planejar antes de definir a dieta

Leite/Cepea: Depois de altas consecutivas no 1° trimestre, preços sinalizam queda em abril

Sindilat/RS transforma produção do concurso leiteiro em gesto solidário

Com projeção de aumento de até 2,5% na produção de leite para o segundo semestre, pecuarista tem que se planejar