Plantio do milho no Paraná está atrasado pela falta de chuvas e lavouras já sentem impactos da estiagem, diz Deral o3l2d
216v6n
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
Para a segunda safra, 82% das lavouras estimadas já foram semeadas no estado, se dividindo entre 15% ainda em germinação, 81% na fase de desenvolvimento vegetativo e 4% já em floração. Os técnicos do Deral classificaram ainda 92% dessa área como em boas condições e 8% como médias.
Os técnicos do Deral indicam ainda que, o plantio da segunda safra está mais lento do que o planejado e ainda não terminou devido à fatla de chuvas.
"Esse calor e a seca estão prejudicando algumas lavouras de milho. Já existe uma certa preocupação com a baixa umidade no solo, o que pode ocasionar estandes irregulares e até mesmo replantio. Há pedidos de Proagro e já se fala em perdas significativas em alguns municípios”, desta o Deral.
“As previsões indicam chuva e queda de temperatura para esta semana, e, se isso se concretizar, trará alívio e ajudará a estancar as perdas. No entanto, a recuperação de muitas lavouras será difícil. Até o momento, não houve relatos de perdas significativas no milho devido à infestação da cigarrinha-do-milho, mesmo com a alta incidência desta praga”, acrescenta a publicação.
0 comentário 6q1l5u

Mato Grosso começa colheita de milho, com 0,31% da área total colhida, aponta Imea

Preços do milho no Brasil deverão ser mais impactados pela gestão da comercialização, do que pelo clima

Milho fecha 5ª feira em queda na B3 e em Chicago, em dia de ajustes e realização de lucros

IGC aumenta previsão da safra mundial de milho 2025/26 com leve revisão para Brasil

Radar Investimentos: comercialização da segunda safra de milho no Brasil avança lentamente

Clima adverso em regiões-chave de produção no mundo todo puxam preços do milho em Chicago e na B3