Mato Grosso aumentará em 1,67% área de soja em 2025/26, prevê Imea 5yt2f
216v6n
SÃO PAULO (Reuters) - O Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil, deverá elevar em 1,67% a área plantada com a oleaginosa na próxima safra (2025/26), com agricultores mostrando alguma cautela para expandir suas lavouras, afirmou Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Em sua primeira estimativa para a nova safra, que será plantada apenas a partir de meados de setembro, o Imea indicou um plantio de 13 milhões de hectares em Mato Grosso, o que seria um novo recorde.
"Essa projeção inicial reflete a cautela dos produtores quanto a investimentos mais robustos na cultura, devido ao aumento dos custos de produção", afirmou o instituto, citando que última estimativa de custeio indicou alta de 3,75% em comparação com a safra 2024/25.
"Adicionalmente, embora os preços da soja estejam mais elevados nesta temporada em relação à anterior, a margem líquida dos produtores (LAJIDA) ainda é menor, o que limita a capacidade de investimento no ciclo atual", destacou.
Adotando uma postura "conservadora" de produtividade média, após um recorde em 2024/25, o Imea projeta uma redução de 8,8% em 2025/26 na comparação anual, para 60,45 sacas por hectare.
O Imea explicou que isso se deve a diversos fatores que podem impactar a produtividade e que ainda estão indefinidos, como as condições climáticas, a ocorrência de pragas e doenças, e as incertezas quanto aos investimentos.
Diante disso, utilizou-se a média da produtividade dos últimos três anos.
Com base nas projeções preliminares de área e produtividade, a produção de soja em Mato Grosso para a safra 2025/26 está estimada em 47,18 milhões de toneladas, o que seria um recuo de 7,29% em comparação à safra anterior, que bateu uma máxima histórica de quase 51 milhões de toneladas.
A primeira estimativa para a temporada 2025/26 contou com um levantamento realizado junto a agentes de mercado e produtores que responderam uma pesquisa, segundo o Imea.
(Por Roberto Samora)
0 comentário 6q1l5u

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira