Após seis meses de altas, preço do leite ao produtor cai 4f2t46
Podcast 38l4j
Entrevista com Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea sobre o Mercado do Leite 12244m
O preço do leite pago ao produtor neste mês de outubro, referente ao produto captado em setembro, teve queda de cerca de 2,2% na Média Brasil, de acordo com Natália Grigol, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Natália explica que é a primeira vez em seis meses que o preço do leite ao produtor registra recuo, chegando ao valor médio de R$ 2,33/litro.
Entre os fatores responsáveis pela retração, a pesquisadora afirma que um deles é esperado e sazonal, que é a entrada da safra do leite. "Com o aumento das chuvas, as pastagens melhoram, diminui o custo de produção (ajudado também pelo arrefecimento nos valores do milho) e a captação/oferta de leite aumenta", afirma. Ao mesmo tempo, a demanda enfraquecida pelos lácteos devido à descapitalização crescente da população acaba contribuindo para a tendência de baixa.
Segundo levantamento do Cepea, em setembro, a relação de troca entre o leite e o milho melhorou 7,2% no comparativo com agosto, sendo necessária a quantia de 38,8 litros de leite (média Brasil) para se adquirir uma saca de milho 60 kg (Indicador ESALQ/BM&FBovespa Campinas-SP). A título de comparação, em setembro de 2020, o Índice de Captação Leiteira registou alta de 3,1% e foram necessários 28,2 litros para a compra de uma saca de milho.
"Com projeção de continuidade no aumento da captação de leite e de demanda na ponta consumidora mais fraca, a tendência é de que as quedas no preço pago ao produtor de leite se acentuem nos próximos meses", explicou a pesquisadora.
0 comentário 6q1l5u

ITESP impulsiona melhoramento genético do gado leiteiro

Com apoio do Senar/MT, produtora rural de Torixoréu aumenta produção de leite em 72%

Especialista explica como escolher o subproduto e o que é preciso planejar antes de definir a dieta

Leite/Cepea: Depois de altas consecutivas no 1° trimestre, preços sinalizam queda em abril

Sindilat/RS transforma produção do concurso leiteiro em gesto solidário

Com projeção de aumento de até 2,5% na produção de leite para o segundo semestre, pecuarista tem que se planejar